Venda concluída: e agora? A importância do pós-venda no mercado imobiliário
Achar que o trabalho do corretor de imóveis termina junto com a conclusão da venda é um grande erro. Se você pensa assim, é hora de rever os seus conceitos e entender a importância do pós-venda para a sua carreira.
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!
Se você ainda não sabe como as ações de pós-venda podem ajudar a sua carreira ou se sabe que é importante, mas não entende muito bem o que pode fazer para encantar o cliente depois de vender, continue lendo!
Qual a importância do pós-venda para o corretor de imóveis?
Planejar ações pós-venda só traz benefícios para o seu trabalho. O principal deles é a fidelização do cliente — apesar de as pessoas não comprarem imóveis com frequência, o bom atendimento e boas práticas de pós-venda aumentam as chances de o cliente procurar você novamente no futuro, quando quiser fazer uma nova compra.
Até lá, o cliente fidelizado pode ainda indicar o seu trabalho para outras pessoas. E é muito mais fácil conquistar a confiança do cliente quando ele chega por indicação, afinal, já tem boas referências sobre o seu trabalho.
Ou seja, as ações de pós-venda também podem, de forma indireta, ajudar você a divulgar o seu trabalho e captar novos clientes.
No longo prazo, isso faz com que você se torne uma referência no mercado e aumente as suas oportunidades de negócio!
Pós-venda ativo e passivo: qual a diferença?
Existem duas formas de fazer pós-venda, ativamente e passivamente. Na primeira, como o nome já indica, o corretor é que toma a iniciativa, normalmente logo após a conclusão das vendas.
Alguns exemplos de ações ativas são a busca por feedbacks, envio de presentes, entre outras coisas.
Depois vem o momento do pós-venda receptivo, que acontece quando o cliente busca o corretor para tirar alguma dúvida. Mesmo que a venda já tenha sido concluída há algum tempo, é importante estar disponível para receber e responder essas perguntas, sempre mostrando conhecimento sobre o imóvel e o mercado imobiliário.
Veja algumas ideias de ações pós-vendas!
Agora vamos partir para a prática e falar sobre algumas ações que você pode adotar na sua rotina de trabalho? Confira as nossas dicas para encantar os seus clientes no pós-venda!
Mantenha o cliente informado
Depois de fechar negócio, você deve informar o seu cliente sobre os próximos passos para a mudança. Se o empreendimento ainda estiver em construção, você pode também enviar notícias sobre o andamento da obra!
Isso pode ser feito por WhatsApp ou até mesmo pelo envio de newsletters. E por que não aproveitar esse canal para falar também sobre eventos, tendências de decoração e novos lançamentos?
Só tome cuidado para não enviar conteúdos indesejados, ok? Se o cliente deixar claro que não quer receber essas comunicações, deixe de enviar. E se ele não demonstrar interesse, é de bom tom perguntar se gostaria de continuar recebendo.
Indique serviços
O cliente que acabou de comprar um imóvel certamente vai precisar de alguns serviços, como arquitetura, marcenaria, pintura, elétrica, mudança, entre outras coisas.
É interessante que você tenha uma lista de prestadores de serviço de confiança, que ofereçam um bom atendimento e trabalhem com uma qualidade compatível com a do imóvel que o cliente adquiriu.
Peça feedback
Quando você demonstra interesse na opinião do cliente, mostra que está em busca de excelência. Uma boa ideia é criar um formulário com perguntas objetivas e pedir que ele responda após a conclusão da venda.
Só tome cuidado para não criar um formulário muito extenso, pois com a correria do dia a dia, isso pode fazer com que as pessoas desistam de responder.
No final do formulário, você pode deixar um espaço aberto para receber sugestões, mas cujo preenchimento não seja obrigatório. Assim, se o cliente quiser e tiver tempo, vai deixar uma resposta mais elaborada.
E não deixe de conferir tudo depois! Caso tenha recebido alguma reclamação, entre em contato para entender melhor o que aconteceu e ofereça uma solução.
Produza conteúdo nas redes sociais
A produção de conteúdo é uma forma de manter os seus clientes por perto e informados sobre o mercado e seu trabalho. Então, em vez de somente mostrar lançamentos, traga conteúdos que sejam interessantes também para quem já comprou, como dicas de cuidados com imóveis ou sobre o que fazer nos bairros da cidade em que você atua, por exemplo.
Use um CRM
O CRM é um sistema que armazena e organiza informações sobre os seus clientes. Com a ajuda desse tipo de software, você pode conferir o histórico de cada um e fazer um atendimento mais focado, além de planejar melhor e automatizar a sua comunicação.
Na semana passada, a gente postou aqui na comunidade #EuVendoPrima um artigo completo sobre CRM para corretores, mostrando os benefícios e trazendo dicas de como escolher o melhor sistema para trabalhar. Se você não viu, que tal dar uma olhada agora?
Respostas