Marketing de final de ano: como aproveitar a época para vender?
Fim de ano sempre tem aquele clima de confraternização e preparação para um novo clico que se inicia, não é? Assim como você, o seu cliente também está refletindo sobre o ano que passou e traçando metas para o próximo.
E você pode aproveitar esse momento para criar ainda mais conexão com ele!
Esse aumento de conexão, como você já sabe, pode ser o empurrãozinho que faltava para ele fechar negócio, agendar uma visita ou até mesmo indicar você para pessoas conhecidas que também estejam buscando imóveis.
Mas como fazer isso?
É o que a gente vai mostrar no artigo de hoje aqui na #EuVendoPrima!
Por que aproveitar o final do ano para vender imóveis?
O fim de ano é, tradicionalmente, uma época de fazer resoluções. As pessoas estão planejando entrar na academia, começar uma dieta, mudar de emprego, comprar o seu primeiro imóvel ou mudar para um lugar melhor.
Nesse momento de pensar sobre o ciclo que se encerra e planejar o próximo, as pessoas tendem a tomar decisões de vida importantes, e uma delas pode ser a compra de um novo apartamento.
Além disso, em dezembro as pessoas recebem o 13º salário, o que aumenta o seu poder de compra. Muita gente costuma usar esses recursos para dar entrada em novo apartamento!
Então, mesmo que muitos negócios tenham o costume de desacelerar nessa época, quem é corretor de imóveis não pode diminuir o ritmo, já que esse é o momento ideal para captar novos clientes e também para fortalecer a conexão com os clientes que você já tem.
Como aproveitar as festas de final de ano para estreitar o relacionamento com o cliente?
Pequenas ações podem fazer os clientes e leads que você conquistou ao longo do ano se lembrarem e se aproximarem de você. Veja alguns exemplos!
Use o e-mail marketing
Se você tem uma newsletter ou, pelo menos, uma boa base de leads, pode aproveitar para enviar uma mensagem especial de final de ano. E não estamos falando somente sobre desejos de boas festas.
É claro que esses votos devem fazer parte da mensagem, mas você pode aproveitar esse canal para trazer outros tipos de conteúdo, como notícias do mercado, dados sobre o ano que se encerra, previsões para o ano seguinte e reflexões sobre aprendizados.
Envie presentes para quem comprou com você em 2023
E que tal agradar os clientes que você conquistou neste ano que se encerra? Enviar pequenos mimos vai fazer eles lembrarem com carinho de você, o que ajuda tanto na fidelização do cliente como na indicação do seu trabalho para outras pessoas.
É claro que você pode enviar presentes garrafas de espumante e chocolates finos, por exemplo, mas, se você não pode fazer isso, não se preocupe. Aqui, o que vale é a intenção e a lembrança.
Se você está procurando opções mais em conta de presentes, considere plantas, chaveiros, guloseimas ou somente um cartão!
Personalize a sua comunicação
Quanto mais personalizada for a mensagem de fim de ano, melhor! Assim, o cliente fica com aquela sensação de que você sabe exatamente quem ele é e se sente especial.
Se for enviar um cartão, não deixe de escrever o nome de cada cliente e assinar à mão.
A dica também serve para mensagens digitais. Se for preparar um card bonito para enviar para todos os seus clientes, não deixe de digitar uma pequena mensagem embaixo, chamando o cliente pelo nome.
E como aproveitar a época para conquistar novos clientes?
Além de fazer o trabalho de fidelização dos clientes que já tem, você também pode aproveitar o final do ano para apostar na captação de novos. Como já falamos aqui, essa é uma época de tomadas de decisões importantes e de aumento do poder de compra, o que torna o momento ideal para atrair clientes.
Use as suas redes sociais
Você usa as redes sociais o ano todo e, se faz o cursos aqui da #EuVendoPrima, com certeza conhece diversas técnicas e estratégias para aproveitar todo o potencial dessa ferramenta.
Nessa época de final de ano, use todo esse conhecimento para personalizar a sua comunicação e criar conteúdos temáticos.
Veja algumas ideias:
- listas com aprendizados de 2023;
- retrospectiva com os melhores momentos do ano;
- vídeos mostrando os seus empreendimentos favoritos do ano;
- teasers sobre os lançamentos de 2024;
- votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
Esse tipo de conteúdo costuma agradar o público e pode aumentar o seu alcance e trazer novas pessoas para o seu perfil.
Esteja disponível para atendimentos
Muita gente aproveita essa época para fazer um recesso e se afastar do trabalho. Mas já pensou no que aconteceria se todos os corretores fizessem isso? Os clientes que tomaram a decisão de comprar um apartamento e usar o 13º salário ficariam sem atendimento.
Estar disponível para atendimentos nessa época pode ser uma boa oportunidade para se destacar no mercado e fechar ainda mais negócios.
E é importante que você deixe claro para o seu público que vai estar disponível nessa época, ok? Assim as pessoas podem te procurar sem medo!
Mantenha a sua captação de leads
Nada de diminuir o investimento em anúncios ou na produção de conteúdos interessantes nessa época de final de ano, ok? Mais uma vez, essa é uma oportunidade de você se destacar dos corretores que não planejaram nada para essa época!
Os clientes continuam usando as redes sociais durante as festas e você deve se fazer presente nas lembranças dele também nesse período.
Não desative as suas landings pages e, se possível, prepare conteúdos especiais para o final de ano, como previsões para 2024, estatísticas sobre o mercado e novidades sobre lançamentos.
E aí, como anda o seu planejamento de ações para este final de ano? Conta para a gente quais são suas estratégias aqui nos comentários!
Enviei para meus clientes o cartão de Natal e Ano Novo. Muitos ficaram felizes e retribuíram.
Isso aí!